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Pesquisas para entender o cliente e reduzir riscos

dezembro 25, 2020/0 Comentários/em Notícias/por ipecoe

Para que a empresa alcance resultados, o IPECOE aplica diversos tipos de pesquisas, utilizando software inovador, além de metodologia quantitativa e qualitativa.

 

Produzir conhecimento estratégico com alto nível de confiança e em tempo real, a fim de direcionar a gestão das empresas que possuem foco na experiência do cliente e crescimento empresarial é o objetivo de Laura Resende e do time de sócios do Instituto de Pesquisa e Consultoria Empresarial (IPECOE). A sócia proprietária mostra às empresas a importância de mensurar, por meio de pesquisas, a satisfação de seus clientes. Ela faz parte do time de e22mpreendedores atendidos pelo Sebrae Goiás que comemora este ano, 45 anos.

Ainda cursando administração de empresas, Laura decidiu morar em Goiânia. Durante a faculdade foi uma das fundadoras de Empresa Júnior, que atuava com consultoria empresarial. “Nessa época me identifiquei com a área de consultoria, e com as aulas de Marketing e Pesquisa. Procurei estágio no Sebrae, pois era a instituição onde eu poderia aprender mais sobre essa área, e estagiei na instituição em 2000 e 2001”.

Já em 2005, com 24 anos, após concluir sua primeira pós-graduação (MBA em Gestão em Marketing pela UFRJ) e ter quatro anos de experiência como administradora, ela resolveu pôr em prática o sonho de ter sua própria empresa. E em abril de 2005, a IPECOE nasceu com o objetivo de trabalhar a consultoria com foco empresarial e principalmente com pesquisa de mercado e de satisfação de clientes.

Laura ressalta que não ouvir e não entender o cliente é o maior risco que uma empresa pode ter e faz um alerta. “Dados do Sebrae mostram que é muito alto e próximo de 70% o percentual de empresas que não ouvem e não conhecem bem o seu cliente. O desafio do IPECOE é reduzir essa estatística”. O foco está em ajudar as empresas a ouvir, entender, gerir melhor a carteira de clientes, proporcionar uma experiência melhor, criar fidelização e aumentar o índice de recomendação das marcas.

Para que a empresa alcance esses resultados, a IPECOE aplica diversos tipos de pesquisas utilizando metodologia quantitativa e qualitativa, com periodicidades eventuais e também contínuas para acompanhar de perto toda a trajetória do cliente na empresa, as necessidades do mercado externo, o conhecimento dos concorrentes e também conhecer como está a satisfação da equipe interna. “Existimos para ajudar nossos clientes a proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes e procuramos fornecer informações estratégicas seguras que irão direcionar a tomada de decisão”.

Um dos grandes diferenciais da IPECOE é o QueXtion, software de pesquisa online, que permite que as empresas atendidas possam acompanhar a experiência dos seus clientes em tempo real. “Com o QueXtion, nossos clientes possuem embasamento para agir rapidamente sobre o feedback dos seus clientes, além de relatórios de pesquisa em tempo real, tanto em desktop quanto no mobile”. A IPECOE atua no âmbito nacional e há mais de seis anos aplica pesquisas em todos os estados do país.

Os outros principais serviços são a consultoria de implantação de gestão com foco na experiência do cliente e na construção de relacionamento; Elaboração de plano de ação e direcionamento das ações com base nos resultados das pesquisas; Medição do NPS – Índice de recomendação das marcas e produtos; Pesquisa de mercado; Pesquisa de satisfação de clientes; Pesquisa de satisfação em relação a eventos empresariais; Pesquisa de Clima Organizacional e medição do NPS interno, dentre outros.

Laura lembra que já participou de vários programas e cursos do Sebrae, dentre eles o Sebraetec para a criação do site, criação do folder do IPECOE); Programa de formação de consultores; Seminário Empretec; Sebrae Ideal; Cursos de vendas; Cursos de gestão; Curso de Processos; IPGN – Iniciando um Pequeno Grande Negócios e diversos repasses de metodologia. “Considero que o Sebrae foi um “pai” para mim. Enquanto fui estagiária pude conhecer pessoas maravilhosas que me ensinaram muito, fazer vários cursos e ter vivência no ambiente empresarial”.

Com a empresa funcionando, ela lembra que o apoio continuou. “Quando abri a empresa e me credenciei como consultora, por seis anos o Sebrae foi meu principal cliente. Foi também o Sebrae que me despertou para a hora de crescer, ganhar o mercado e focar em novos clientes. Agora, com o Programa Sebraetec, desenvolvemos o site e o folder do IPECOE”.

Laura também recorda os colaboradores do Sebrae que lhe auxiliaram. “José Amorim e Polyanna Marques, foram verdadeiros anjos da guarda na minha carreira. Aprendi muito com eles nos primeiros anos de atuação com pesquisa. Sebastião Umbelino (ex-funcionário), Eduardo Alcântara, Joubert Camelo, Mara Cristina e Marcelino, tive contato quando fui estagiária e me ensinaram muito. Quero parabenizar o Sebrae por esses 45 anos, e agradecer pela convivência, aprendizado e oportunidade de me fazer crescer como profissional. Obrigada Sebrae por fazer parte da minha história”, finaliza.

Fonte: Matéria publicada na Agência SEBRAE de notícias em 20/10/17

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